15 Recursos Ocultos do iOS 16: Desbloqueie potencial do seu iPhone

O iOS 16 foi lançado pela Apple há mais de seis meses e, desde então, vimos atualizações menores, como o iOS 16.4 e o iOS 16.4.1. 

ios 16 no celular com recursos ocultos

Há novos recursos e configurações para seu IPhone em todas essas atualizações, como a capacidade de cancelar o envio de mensagens de texto e e-mails e recortar objetos de suas fotos. 

Porém, pode ser que alguns desses recursos tenham passado despercebidos.

Neste post, descubra tudo o que você precisa saber sobre os 15 recursos ocultos do iOS 16, como álbuns de fotos protegidos por senha, senhas Wi-Fi de fácil acesso e muito mais.

1. Visualize e compartilhe senhas de Wi-Fi salvas no iOS 16

Um recurso já antigo da Apple permite que os usuários do iOS compartilhem senhas de Wi-Fi há algum tempo, mas isso apenas aproximando dois dispositivos da Apple. 

Se esse recurso não funcionasse automaticamente, não seria possível encontrar a senha nas configurações do seu dispositivo.

Além disso, se você quisesse compartilhar uma senha Wi-Fi salva com outra pessoa, como um usuário de Android ou alguém usando um computador, você precisaria memorizar a senha. Porém, isso não é mais necessário.

Nas Configurações, vá até Wi-Fi e toque no pequeno ícone de informação à direita da rede cuja senha você deseja visualizar. 

Para ver a senha da rede, toque na seção Senha e, em seguida, use o Face ID ou insira seu código de acesso para visualizá-la. 

Você pode então tocar em Copiar para copiar a senha para sua área de transferência e compartilhá-la. Fácil assim.

2. Encontre e remova fotos e vídeos duplicados

Você provavelmente já salvou a mesma foto várias vezes ou baixou um vídeo mais de uma vez, resultando em duplicatas espalhadas pelo seu álbum de fotos. 

É um problema irritante, principalmente se estiver ficando sem espaço em seu armazenamento. Mas agora você pode remover facilmente todas as duplicatas com o iOS 16.

Em Fotos > Álbuns, você deve ver um novo álbum chamado Duplicatas na seção Utilitários. 

A Apple analisa todas as suas fotos e exibe neste álbum qualquer foto ou vídeo que você tenha salvo mais de uma vez. 

Com isso, é possível excluir as duplicatas ou simplesmente pressionar Mesclar, que manterá a foto com a melhor qualidade (e dados relevantes) e moverá as outras para a lixeira.

Mas recomendamos verificar cada conjunto de duplicatas para garantir que sejam cópias exatas e não fotos semelhantes. 

Você também pode selecionar Todas > Mesclar para remover todas as fotos e vídeos que a Apple considera duplicatas de uma só vez.

3. Desligue uma ligação ou uma chamada do FaceTime com a Siri

Você pode usar Siri para enviar uma mensagem de texto, obter direções ou tocar música. A assistente virtual do IPhone possui diversos recursos, mas uma coisa que ela nunca foi capaz de fazer até então é encerrar uma chamada telefônica.

Mas, agora, isso finalmente é possível com o iOS 16. Em Configurações, vá para Siri e Busca. Primeiro garanta que a opção Ouvir “E aí, Siri” esteja ativada. 

Se for o caso, você verá uma nova opção logo abaixo: “Desligar Chamada”. Acesse essa opção e ative. 

Em uma ligação telefônica ou em uma chamada de vídeo pelo FaceTime, basta dizer “E aí, Siri” e pedir para ela encerrar a chamada atual.

4. Emparelhe os Joy-Cons do Nintendo Switch com o seu iPhone

Há um bom tempo, a Apple permite a conexão de controles de terceiros, como o DualSense da Sony para PS5 e o Xbox Core Controller, ao seu iPhone e iPad. 

Isso  facilita o conforto ao jogar videogames móveis como os da biblioteca Apple Arcade, Minecraft e Call of Duty. 

No iOS 16, ela incluiu mais um controle de console nos possíveis emparelhamentos.

Se você possui um Nintendo Switch, agora pode emparelhar seus controles Joy-Con do Nintendo Switch ao seu iPhone ou iPad com o iOS 16. 

Para começar, mantenha pressionado o pequeno botão preto de emparelhamento no Joy-Con até que as luzes verdes comecem a correr para lá e para cá (sinal que o dispositivo está no modo de emparelhamento).

Em seguida, abra seu iPhone e vá para Configurações > Bluetooth e selecione o Joy-Con na lista. Repita este passo com o outro Joy-Con. E pronto! Está emparelhado.

5. Álbuns ocultos e excluídos agora são protegidos por senha

No aplicativo Fotos, o álbum Oculto não ficava realmente escondido, pois qualquer pessoa conseguia localizá-lo sem dificuldades. Isso não oferecia a privacidade adequada para armazenar fotos e vídeos sigilosos. 

A Apple possuía uma opção para tornar o álbum Oculto “invisível”. Porém, quem tivesse acesso ao aparelho poderia facilmente reativar sua visibilidade e visualizar todo seu conteúdo.

Com a chegada do iOS 16, é possível colocar uma senha no álbum Oculto. Não é necessário fazer qualquer ajuste para habilitar esse recurso. 

Para experimentar, abra o app Fotos, acesse a aba Álbuns na parte inferior da tela e deslize para baixo. 

Você notará um pequeno cadeado ao lado dos álbuns Oculto e Excluídos Recentemente. 

Para ver o que há dentro desses álbuns, você precisa usar o Face ID ou digitar seu código de acesso.

6. Copie e cole edições de fotos e vídeos no iOS 16

Se você costuma editar suas fotos no aplicativo Fotos, vai adorar saber que agora é possível copiar e colar ajustes, como saturação, contraste e brilho, entre diferentes imagens. 

Caso você edite uma foto ou vídeo e fique satisfeito com o resultado, pode aplicar esses mesmos ajustes em outras fotos ou vídeos do seu rolo da câmera.

Para usar esse recurso, abra o app Fotos e selecione uma foto editada para visualizá-la em tela cheia. 

Em seguida, toque no ícone de três pontos no canto superior direito e escolha a opção Copiar Ajustes. Essa opção estará disponível somente se a foto tiver sido editada no próprio aplicativo Fotos, e não em um editor de terceiros. 

Depois, vá até a imagem onde deseja aplicar os ajustes copiados, toque novamente no ícone de três pontos e escolha a opção Colar Ajustes. 

Em alguns instantes, os ajustes serão aplicados na nova foto.

7. Use a Siri para enviar um emoji

Já conhecemos a capacidade da Siri de enviar mensagens de texto e e-mails complexos por meio de ditado, mas com o iOS 16, você pode usar a sua voz para incluir emojis nas mensagens. 

Contanto que você saiba o nome do emoji desejado, basta dizer “emoji chorando de rir” ou “emoji coração vermelho” para que a Siri insira o emoji no texto.

Isso é possível caso você utilize a função de ditado presente no teclado do seu iPhone, que pode ser acessada pelo ícone de microfone no canto inferior direito.

Também é possível mencionar o nome do emoji para adicioná-lo onde quer que você esteja digitando, seja em uma anotação ou em uma legenda no Instagram.

8. Ative o feedback tátil para o teclado do iPhone

O feedback tátil é uma característica presente no iPhone há bastante tempo, proporcionando sensações nos dedos ao tentar remover um aplicativo da tela inicial ou ao inserir uma senha incorreta na tela de bloqueio. 

No entanto, curiosamente, o teclado padrão do iOS nunca contou com feedback tátil até o lançamento do iOS 16.

Para habilitar uma vibração suave a cada toque no teclado, acesse Ajustes > Sons e Vibrações > Feedback do Teclado e ative a opção “Háptico”. 

Nesse mesmo menu, há uma opção de som relacionada ao barulho de cliques, que pode ser incômodo ao digitar com o telefone fora do modo silencioso. 

Você pode optar por manter essa função desativada.

9. Fixe suas guias favoritas no Safari

O navegador Safari possui um limite de 500 abas abertas simultaneamente, e encontrar uma aba específica pode ser uma tarefa difícil quando você está próximo a esse número. 

No entanto, agora há um método mais prático para localizar a guia desejada.

Ao utilizar o Safari, se você pressionar uma guia aberta, surgirá a opção “Fixar Guia”. Ao selecioná-la, a guia será movida para o início da lista no Safari e ficará afixada no topo como uma miniatura, facilitando o acesso. 

Basta tocar nessa miniatura para acessar seu conteúdo. 

Caso queira desafixar uma guia, pressione-a e escolha “Desafixar Guia”, e ela voltará à primeira posição entre suas guias abertas.

10. Atrase seus e-mails por mais tempo

Cancelar o envio de um e-mail enviado por engano pode ser um desafio, especialmente quando estamos lidando com várias atividades ou respondendo a múltiplos e-mails ao mesmo tempo. 

A boa notícia é que o iOS 16 trouxe uma funcionalidade que concede um prazo de 10 segundos para desfazer o envio de um e-mail. 

Porém, caso esse tempo seja insuficiente, é possível ampliar essa janela.

Para ajustar o tempo, acesse Ajustes, selecione a opção Mail e localize Desfazer Envio. 

Inicialmente, o tempo padrão de 10 segundos estará selecionado, mas é possível optar por 20 ou 30 segundos, conforme sua preferência.

11. Use o Face ID enquanto estiver deitado

Se já tentou desbloquear seu iPhone enquanto estava deitado de lado, provavelmente percebeu que o Face ID não funciona na posição vertical. 

Até então, era necessário manter o iPhone na orientação retrato (vertical) para que o desbloqueio funcionasse. 

Com a chegada do iOS 16, você pode finalmente usar o Face ID para desbloquear o aparelho na orientação paisagem (horizontal). 

Vale ressaltar que essa funcionalidade está disponível apenas para os modelos iPhone 13 e 14 rodando o sistema iOS 16.

12. Permita notificações ao compartilhar sua tela no iOS 16

A Apple, visando preservar a privacidade do usuário, desabilita notificações automaticamente ao compartilhar a tela do dispositivo, seja por meio do SharePlay ou Espelhamento de Tela. 

Contudo, caso não se importe em mostrar suas notificações nesse contexto, o iOS 16 possibilita que você as mantenha ativadas. 

Para isso, vá até o aplicativo Ajustes, em seguida, selecione Notificações > Compartilhamento de Tela e ative a opção Permitir Notificações.

13. Copie suas capturas de tela para a área de transferência sem salvá-las

Com o novo recurso do iOS 16, não é mais necessário guardar uma captura de tela no álbum de fotos antes de compartilhá-la. 

Agora você pode tirar um print, copiá-lo diretamente para a área de transferência, excluí-lo do dispositivo e colá-lo onde for necessário. 

Quando fizer uma captura de tela, clique na miniatura exibida, pressione “Concluir” no canto superior direito e escolha “Copiar e Excluir” para enviar a imagem para a área de transferência sem salvá-la.

14. Remova mais aplicativos Apple pré-instalados

Desde o lançamento do iOS 10, os usuários têm a opção de excluir alguns aplicativos nativos do sistema, como Bolsa, Mapas e Calculadora. 

Com o iOS 16, é possível expandir essa lista para mais três aplicativos: Buscar, Relógio e Saúde. 

Contudo, vale ressaltar que excluir esses aplicativos pode causar impactos negativos e interferir no funcionamento de outros aplicativos e dispositivos vinculados, como o Apple Watch.

15. Faça a Siri ouvir você por mais tempo

Se já foi interrompido pela Siri, agora há uma forma de garantir que a assistente de voz ouça você por um período maior, aumentando as chance de que ela compreenda tudo o que você fala. 

A função está em um local pouco intuitivo. No app Ajustes, vá em Acessibilidade > Siri e selecione entre as opções “Mais longo” ou “O mais longo”. 

Teste ambas para descobrir qual delas se adapta melhor às suas necessidades.

O iOS 16 traz uma série de novos recursos e melhorias para facilitar ainda mais a experiência do usuário. 

Não deixe de explorar os recursos ocultos de seu iPhone. Comece agora mesmo e descubra tudo o que o iOS 16 pode oferecer. Aproveite também para saber mais sobre os 5 Melhores aplicativos de Música.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima